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O Fórum Entrevista: Lisbeth Oliveira

Entrevista com Lisbeth Oliveira, professora de jornalismo que esteve durante os últimos 4 anos fazendo seu doutorado na Áustria:

Fórum Mobilidade: Em um país que apostou no automóvel individual como solução para locomoção no século XX e, frente aos impactos urbanos e ambientais que vem sendo causados por essa medida, qual a importância do jornalismo discutir questões que envolvem mobilidade urbana?
Prof. Lisbeth: O Jornalismo precisa urgentemente incorporar o discurso ambiental responsável. Não se pode mais ignorar que o modelo de desenvolvimento atual é nefasto e inimigo da vida. Partilho a mesma opinião do jornalista André Trigueiro, quando chama a atenção para o fato de que a formação do jornalista seria inevitavelmente incompleta se „não forem feitos os devidos ajustes para que se revelem os impactos sem precedentes que pessoas, empresas, governos e, de uma forma mais ampla, o atual modelo de desenvolvimento (os meios de produção e consumo) geram sobre os recursos naturais, a qualidade de vida e a desigualdade social“ (Trigueiro, 2005: 278). O tema da mobilidade urbana requer a adoção de medidas inovadoras e isso faz parte da mudança de paradigma que estamos vivendo.
Fórum Mobilidade: De que forma pode ser incentivada a integração da população com o novo modelo de mobilidade urbana que está sendo implantado em Goiânia, no caso as ciclovias e ciclo faixas?
Prof. Lisbeth: Além das formas tradicionais de divulgação da existência do novo modelo em implantação, fundamental seria um trabalho efetivo de educação nas escolas, universidades e demais instituições de ensino, para que potenciais usuários vejam as vantagens existentes na utilização da bicicleta. Numa cidade como Goiânia, que já sofre com frequentes congestionamentos, a bicicleta ajudaria não só neste aspecto. Seu uso incorpora inúmeras vantagens pessoais e coletivas. Ela diminui a poluição do ar, reduz a obesidade, melhora a forma física, além do que é acessível em termos de custo se comparada ao carro, que emite dióxido de carbono e prejudica o clima, além de ocupar mais espaço: „Seis bicicletas podem, normalmente, caber no espaço de rua utilizado por um carro. Para estacionar, a vantagem é ainda maior, pois 20 bicicletas ocupam o espaço de estacionamento de apenas um carro“ (Lester Brown, 2009: 196).
Fórum Mobilidade: Atualmente cursa seu Doutorado na Áustria, quais as diferenças referentes à mobilidade tendo como comparativo a cidade de Goiânia?
Prof. Lisbeth: Já faz algum tempo que o Brasil vem sendo inserido na discussão já bastante comum em muitos outros países da Europa e EUA: dos muitos atrativos que tem a bicicleta como forma de transporte pessoal. O ciclismo também foi tema do livro de Schetino, mostrando o papel desta prática no contexto de construção do ideário da modernidade (Schetino 2008: 7)
Contudo a inserção na discussão tanto em Goiânia como em outras cidades brasileiras foi mais rápida do que de fato a adesão a práticas necessárias de mobilidade urbana, como o uso comprovadamente vantajoso e eficiente da bicicleta. 
As cidades européias já vêm há décadas criando e consolidando programas para compartilhamento de bicicletas, sistemas muitas vezes totalmente gratuitos ou na primeira hora de uso, como no caso de Viena, onde sou usuária cadastrada já há alguns anos. Nunca precisei pagar nada pois a maioria dos trajetos urbanos necessários consegue-se fazer em menos de uma hora. A devolução da bicicleta e um novo empréstimo depois de 15 minutos de intervalo neste sistema, garante a qualquer usuário, o uso gratuito por mais uma hora. Isto facilita muito o deslocamento, mesmo diante de um transporte público exemplar, que ali funciona muito bem, mas custa caro. Para mim este foi um argumento suficientemente convencedor na opção pela bicicleta, mesmo diante dos longos invernos típicos da região.

Referências:
Brown, Lester (2009): Plano B 4.0 - Mobilização Para Salvar a Civilização. Tradução: Cibelle Battistini do Nascimento. Ed. New Content Editora e Produtora/Ofício Plus Comunicação e Editora Ltda. (detentora da marca Ideia Sustentável): São Paulo. Patrocinador da Edição Brasileira: Bradesco. Disponível em: http://wwiuma.org.br/plano_b.pdf Acesso em 17.7.2016
Trigueiro, André (2005): Mundo Sustentável: abrindo espaço na Mídia para um planeta em transformação. Ed. Globo: São Paulo
Schetino, André Maia (2008): Pedalando na Modernidade: a bicicleta e o ciclismo na transição do Séc. XIX para o XX. Rio de Janeiro: Apicuri.

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