Boletim Opinião nº006 - TRANSPORTE URBANO POR ÔNIBUS: A QUALIFICAÇÃO É POSSÍVEL, ADRIANO FRANCISCO DOS REIS
TRANSPORTE URBANO POR ÔNIBUS: A QUALIFICAÇÃO É POSSÍVEL
ADRIANO FRANCISCO DOS REIS
Em
nosso país, quando imaginamos um sistema de transporte coletivo, a imagem que
se desenha em nossa mente é, sem dúvida, a do ônibus. Presente em nossas
cidades desde o início do século XX, este tipo de veículo consagrou-se como
esteio dos sistemas de transporte público.
A facilidade na qual os serviços de ônibus puderam acompanhar a forma e
a velocidade em que nossas cidades cresciam, aliada a políticas públicas e
econômicas que favoreciam a compra, a operação e a manutenção dos veículos, consolidou
seu sucesso
A indústria, ao longo de sua
história, desenvolveu uma variedade de veículos que pôde ser oferecida ao
mercado com o intuito de possibilitar que duas das maiores virtudes dos
serviços de ônibus fossem desfrutadas ao máximo: sua flexibilidade e capilaridade.
Mudanças de itinerários e extensões de linhas são relativamente mais simples,
rápidas e baratas, permitindo que os veículos sirvam a uma quantidade mais
abrangente de ruas e bairros.
Assim,
os ônibus assumem diversas formas: há ônibus de tamanhos distintos, distintas
formas de acesso, número e disposição de portas e de assentos, diversos tipos
de motores (diesel, diesel-elétricos, elétricos), utilizando diferentes
combustíveis (óleo diesel, biodiesel, gás natural). Os diversos tipos de ônibus
podem ser usados em serviços com características variadas, atendendo a
distintas demandas, adaptando-se aos logradouros e à paisagem urbana que
atravessam. Os fabricantes têm dedicado recursos à evolução dos ônibus,
oferecendo veículos de grande qualidade, com crescente eficiência energética,
segurança e reduzida emissão de poluentes.
A
qualificação do serviço por ônibus perfeitamente possível em nosso país.
Veículos elétricos autônomos vêm sendo testados e devem entrar em serviço
brevemente em algumas cidades. Ônibus mais acessíveis a pessoas com mobilidade
reduzida, com piso mais baixo, próximo ao nível da calçada, já são comuns em
alguns lugares. Ações como a implantação de corredores preferenciais e
exclusivos têm sido construídos.
Em
Goiânia, o incremento de melhorias no transporte coletivo encontra franco
suporte na legislação municipal. O Plano Diretor de 2007 estabelece uma rede de
corredores exclusivos e preferenciais, além de determinar a qualificação do
serviço por
meio de inovações tecnológicas da frota, dos sistemas operacionais e na adoção
de veículos com menor emissão de poluentes.
Ações
têm sido tomadas, tanto pelo poder público quanto pelos operadores do sistema, mas
percebe-se que poderiam ser mais intensas. As transformações são rápidas e
pensar no futuro é essencial. Veículos como os que vemos hoje rodando em nossas
ruas seriam os mais adequados para as vias preferenciais e exclusivas que já
estão sendo construídas? Devemos estar atentos para não reproduzir, em projetos
novos, soluções que se tornem prematuramente obsoletas ou que possam trazer
degradação ao patrimônio paisagístico, histórico e urbanístico.
O
BRT Norte-Sul merece redobrada atenção. Atravessando o Setor Central,
servindo-se da Avenida Goiás e da Rua 82 (em torno da Praça Cívica), sua
implantação tem o potencial de degradar a paisagem urbana ou qualificá-la.
Concebê-lo dentro das características de um corredor BRT com a adoção de
estações de embarque elevadas, instaladas no canteiro central, pode ser muito
destrutivo aos logradouros. Há alternativas técnicas que minimizem os danos: a
indústria oferece tais soluções.
Enfim,
quaisquer ações mais amplas esbarram na política tarifária vigente: a
qualificação do serviço de ônibus exige que a sociedade encare o financiamento
do transporte de forma diferente, que vá além da tarifa cobrada. Somente assim
poderemos alcançar um patamar de maior qualidade no serviço, com veículos mais confortáveis,
rápidos, acessíveis e menos poluentes, adaptados à cidade que queremos.
ADRIANO FRANCISCO DOS REIS é Arquiteto e Urbanista do Centro de Gestão do Espaço Físico da Universidade Federal de Goiás e Mestre em Engenharia do Meio Ambiente pela mesma instituição.
Link para baixar em PDF: Boletim Opinião 006
Boletim Opinião nº006 - TRANSPORTE URBANO POR ÔNIBUS: A QUALIFICAÇÃO É POSSÍVEL, ADRIANO FRANCISCO DOS REIS
Reviewed by Título Projeto: Fórum de Mobilidade Urbana: Participação, Contribuição e Socialização de conhecimento técnico e científico.
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Concordo plenamente, mas aqui precisamos ter alguma autoridade para cuidar do transporte, primeiro ponto para pensarmos em algum subsídio!
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