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Boletim nº014 - DESENVOLVIMENTO ORIENTADO AO TRANSPORTE, CONHEÇA O PADRÃO DE QUALIDADE TOD

DESENVOLVIMENTO ORIENTADO AO TRANSPORTE
CONHEÇA O PADRÃO DE QUALIDADE TOD


A cidade é composta por diversos sistemas, que funcionam, ou deveriam, funcionar em rede. Os sistemas de transporte e o uso do solo de uma cidade são os elementos que impactam diretamente a mobilidade das pessoas. Assim sendo, no contexto das Redes Urbanas, este boletim traz a abordagem do conceito TOD, ou Desenvolvimento Orientado ao Transporte.

Desde o inicio do século 20, com advento do automóvel, muitas das políticas de desenvolvimento urbano foram elaboradas visando melhorar o deslocamento de veículos. Há algum tempo percebeu-se que este tipo de planejamento não era nada benéfico para as cidades, pois conforme o numero de automóveis crescia, a infraestrutura existente ia se tornando obsoleta e a poluição aumentava.

Na tentativa de corrigir a sucessão de erros por ter priorizado os veículos individuais no desenvolvimento das cidades, algumas organizações e governos do mundo vêm elaborando planos e políticas com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana das cidades, de forma sustentável.

A partir da experiência de várias organizações mundiais com mobilidade urbana, foi elaborado o conceito de “Desenvolvimento Orientado ao Transporte” (TOD, em inglês Transit Oriented Development), um padrão de avaliação e reconhecimento de políticas públicas focadas em integrar transportes sustentáveis com o planejamento urbano e o uso do solo.

Um dos principais objetivos do conceito TOD é examinar o quanto os edifícios existentes ajudam na promoção do deslocamento a pé e por bicicletas; analisar projetos de empreendimentos na busca de lacunas e oportunidades de melhorias; avaliar entornos de estações de transporte existentes a fim de identificar oportunidades de melhorias e atração de investimentos; e servir de guia para políticas públicas e regulamentos relevantes ao planejamento urbano, planejamento de transporte, uso do solo, desenho urbano e estacionamentos (ITDP, 2013).

O TOD possui um sistema de pontuação que distribui um total de cem pontos a 8 princípios (caminhar, pedalar, conectar, usar transporte público, misturar, adensar, compactar e mudar, ver Figura 1), alocados de acordo com o impacto positivo que cada um gera ao desenvolvimento urbano orientado ao transporte. Essa distribuição de pontos busca mostrar a importância do desenho, planejamento e políticas urbanas na redução do uso de veículos motorizados, recompensar projetos com ações que beneficiem a infraestrutura de transporte e qualificar, num contexto internacional, os melhores projetos de desenvolvimento urbano.

Em resumo, o conceito, ou padrão de qualidade TOD visa dar novas prioridades ao desenvolvimento urbano, modificando o velho paradigma insustentável do urbanismo, focado no uso de veículos particulares, em um novo paradigma “em que as formas urbanas e usos do solo se integram intimamente com modos de viagens urbanas mais eficientes, de baixo impacto e orientados às pessoas: a pé, por bicicleta ou transporte público” (ITDP, 2013).

Referências:
R e f e r ê n c i a s : I T D P ( 2 0 1 3 ) P a d r ã o d e Q u a l i d a d e T O D v 2 . 0 ; D i s p o n í v e l e m : < https://www.itdp.org/wp-content/uploads/2014/03/TOD2_Portugues.pdf>; Acessado em: Julho de 2015.


Link para baixar em PDF: Boletim 014
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