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Boletim Opinião nº005 - MÍDIA E MOBILIDADE, JAIME SAUTCHUK

MÍDIA E MOBILIDADE
JAIME SAUTCHUK


Os meios de comunicação social, dos mais antigos aos modernos, interferem de modo poderoso nas questões de mobilidade urbana, para o bem e para o mal. Interesses econômicos, especialmente do setor imobiliário e do mercado de automóveis, se sobrepõem com larga folga aos postulados de políticas públicas que atendam à coletividade.

Teses acadêmicas e estudos técnicos sobre as grandes cidades brasileiras apontam distanciamento entre as ações de governos, o interesse coletivo e a mídia. Esta, em verdade, age de forma estanque, unilateral, sem incentivar ou mesmo participar de processos de mobilização social que levem ao desenvolvimento harmônico dos aglomerados urbanos de todos os tamanhos.

O caso de Goiânia (GO) é exemplar. A mídia tradicional (jornais, TVs abertas e emissoras de rádio) trata da mobilidade humana de maneira pontual, localizada. Em geral, o destaque maior é dedicado a acidentes de trânsito, dificuldades no transporte público e condições de tráfego de veículos. Ao debate sobre o tema, na busca de soluções, pouco ou quase nenhum espaço é reservado.

Ao contrário, muitas páginas de jornais e minutos dos meios eletrônicos são preenchidos com anúncios de imóveis e de lançamentos ou promoções de carros e motos. Nas finanças dessas empresas é grande o peso dessa publicidade, o que é normal em qualquer sociedade capitalista. Não há, contudo, equilíbrio entre a busca do lucro e o debate sobre a qualidade de vida da população.

Não são questionados, por exemplo, empreendimentos imobiliários que transgridam normas legais de ordenamento urbano e deixem de lado regras da boa convivência em sociedade. Muitos dos novos edifícios, comerciais ou residenciais, não têm estudos prévios que levem em conta as condições de acessibilidade naquelas áreas urbanas. Mas este aspecto, de um modo geral, não é debatido pela mídia, nem mesmo na maioria de blogs e portais da net dedicados ao tema.

O Corredor Norte-Sul de BRT é hoje a maior obra em curso na Região Metropolitana de Goiânia, com 23 km de extensão, em sentido perpendicular ao Eixo Anhanguera. Deve ficar pronto em dois anos e vai mudar radicalmente a mobilidade nos municípios envolvidos. No entanto, durante sua elaboração o projeto foi praticamente ignorado pela mídia.

Com isso, a participação da sociedade na definição do sistema foi pequena e boa parte da população ainda desconhece o significado das obras que já podem ser vistas. Junto, vêm os conflitos. Há muitas reclamações quanto ao fato de o corredor não conter ciclovia e a mudança no itinerário de linhas provocou manifestações populares, com queima de muitos ônibus.

Isso tudo é fruto de desinformação e falta de debates, funções precípuas dos veículos de comunicação social. Há, porém, esperança de mudança. Com a participação de universidades e entidades ligadas ao setor, é possível envolver a mídia num processo mais amplo de esclarecimento e discussão, que ao menos reduza as distâncias hoje existentes.

Braço da Ciência da Comunicação, a Mobilização e Marketing Social, como ocorre mundo afora, pode servir de instrumento ao debate. Entidades populares podem se somar a associações de empresas e ONGs da mídia e, juntas, influírem sobre as decisões do poder público. Afinal, o Brasil já conta com legislação moderna e abrangente neste campo, a começar pelo Estatuto das Cidades e pela Lei da Mobilidade Urbana.

Ademais, experiências já realizadas em Goiás demonstram haver vontade política de todos os setores neste sentido. Basta pôr a discussão da mesa.

Autor:
JAIME SAUTCHUK é jornalista e escritor. Já atuou nos principais órgãos da grande mídia brasileira, na BBC de Londres e em jornais alternativos na ditadura. Tem mais de uma dezena de livros publicados. Foi criador do festival FICA e assessor do Unicef, do Ministério do Esporte e do GDF (governo Cristovam Buarque). Atualmente é editor das revistas Xapuri Socioambiental e Força Municipal.




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