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Boletim nº007 - VLT EM GOIÂNIA, PROPOSTA DO VLT (VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS) PARA GOIÂNIA DISCUTIDA NA REUNIÃO DO FÓRUM DE MOBILIDADE DO DIA 9 DE ABRIL DE 2015

VLT EM GOIÂNIA
PROPOSTA DO VLT (VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS) PARA GOIÂNIA DISCUTIDA NA REUNIÃO DO FÓRUM DE MOBILIDADE DO DIA 9 DE ABRIL DE 2015


Os VLTs (veículos leves sobre trilhos) têm sido adotados em diversos países pela combinação de suas características: atendimento e níveis de demanda variados custo de implantação menor do que os sistemas de alta capacidade como metrô ou trem, capacidade de integração ao meio urbano e baixo impacto ambiental (Ministério das Cidades, 2015).

O VLT que será implantado em Goiânia é uma espécie de trem urbano leve, bidirecional, que funciona pela junção de duas a quatro unidades, acopladas de acordo com a demanda de usuários. É um veiculo de propulsão elétrica, possui uma vida útil de aproximadamente 30 anos, tem uma capacidade de transportar 6 pessoas/m² ou 600 pessoas por viagem, funcionará a uma velocidade media de 23 km/hora e transportará em media 240.000 passageiros por dia.

O investimento em Goiânia será de R$ 1,3 bilhões provenientes de uma parceria público-privada , dos quais R$ 590 milhões são investidos pelo Governo Estadual de Goiás, R$ 215 milhões pelo Governo Federal através do PAC Mobilidade e R$ 495 milhões pelas concessionárias.
Sua vida útil de aproximadamente 30 anos compensa seu alto investimento de implantação que a princípio é maior do que o transporte coletivo sobre rodas (ônibus).

O VLT Goiânia terá 30 composições de dois carros e será implantado no Eixo Anhanguera, que possui 13,6 quilômetros (Km) de extensão e que substituirá o atual BRT Leste-Oeste. Este eixo hoje é muito importante para mobilidade em Goiânia, pois estrutura quase todo o transporte coletivo da capital fazendo uma conexão rápida entre 5 terminais relevantes para cidade (Terminal Padre Pelágio, Terminal Dergo, Terminal Praça A, Terminal Praça da Bíblia e Terminal Novo Mundo).

“O projeto prevê a construção de novas calçadas, sistema de drenagem, paisagismo, iluminação, mobiliário urbano, pavimentação asfáltica, ciclovia, paraciclos, 5 terminais de integração, 13 estações de parada do VLT com rampas de acessibilidade, sinalizações verticais e horizontais e 30 composições de dois carros com ar-condicionado, o que trará melhoria ao transporte e requalificará todo o trecho onde os trens passarão, de fachada a fachada” disse o Sr. Diamantino Paulino, diretor de Engenharia e Implantação da concessionária do VLT de Goiânia, em reunião do Fórum de Mobilidade do dia 09 de abril de 2015 no Auditório da ANTP Centro Oeste.

O projeto e construção será realizado pela empresa Odebrecht TransPort que terá a concessão de uso do sistema VLT Goiânia por 35 anos, até 2050. Segundo a empresa a obra será um importante gerador de empregos, pois prevê a contratação de 2.500 pessoas durantes as obras e 600 para a operação do sistema e não trará muitos transtornos à cidade durante sua implantação, que será realizada por etapas não obstruindo o trânsito.

Referências: 
ODEBRECHT TRANSPORT (2014); Mobilidade Urbana, VLT Goiânia; Disponível em: <http://www.odebrecht-transport.com/pt-br/atuacao/mobilidade-urbana/vlt-goiania>; Acessado em: abril de 2014.
METROFOR (2014); PROJETOS VLT, Projetos baseados em veículo leve sobre trilhos em operação e implantação; Disponível em:<http://www.etufor.ce.gov.br/PDFs%5Cv_encontro_qualidade%5Cromulo_fortes_metrofor.pdf>; Acessado em: abril de 2014.
Ministério das Cidades (2015) PlanMob. Caderno de Referencia para elaboração de Plano de Mobilidade Urbana. Brasilia.



Link para baixar em PDF: Boletim 007

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