ads do lado

Image and video hosting by TinyPic

Projeto e Cidade: Centralidades e Mobilidade Urbana

Projeto e cidade: centralidades e mobilidade urbana/ Érika Cristine Kneib, Organizadora - Goiânia : Gráfica UFG, 2014.324 p. :il Bibliogra a. ISBN 978-85-68359-09-9 
Mesmo com a crescente importância das cidades e da vida nestas urbis, ainda permanece limitada a capacidade de entendê-las - tecnicamente e cientificamente – e gerenciá-las de forma adequada. Seja devido à multiplicidade de temas e elementos componentes, como social, econômico e ambiental, seja devido à inegável relação entre tais elementos, o fato é que o planeja- mento e gestão urbanos continuam temas cada dia mais desafiadores a todas as cidades.
Neste contexto de elementos desafiadores e interconectados, a estruturação espacial do território e a mobilidade das pessoas neste território também têm se mostrado temas de grande complexidade, basilares para a qualidade de vida urbana. Assim, a relação entre o planejamento urbano e a gestão do território, seja na escala municipal, seja na metropolitana, são fundamentais para se alcançar bons resultados, uma vez que tal complexidade exige que as ações de planejamento e gestão tenham grande coerência, convergência e complementaridade.
Pode-se descrever, resumidamente, que a mobilidade urbana está vinculada às condições e oportunidades que a estrutura espacial urbana – aqui entendida como o conjunto de atividades, funções urbanas e a maneira como se organizam e articulam espacialmente – e o sistema de transportes – aqui entendido como o conjunto de infraestruturas e modos de transporte – proporcionam, conjuntamente, à realização dos deslocamentos, viabilizando a realização das atividades urbanas. Tais elementos revelam a estreita relação entre mobilidade, sistema de transportes, estrutura espacial urbana e a necessidade do seu planejamento e gestão de forma conjunta e integrada.
Neste cenário que aponta a necessidade de investigação da estrutura espacial urbana e sua relação com o transporte e a mobilidade, nasceu a pesquisa denominada Identificação de centralidades brasileiras para planeja- mento da mobilidade urbana sustentável, cujos principais resultados financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) conformam os produtos deste trabalho, que envolveu quatro equipes nacionais. O trabalho empenha-se em realizar uma análise dos elementos peremptórios dessa estrutura espacial urbana, de modo a possibilitar sua identificação, podendo assim contribuir para embasar políticas e diretrizes públicas de atuação no setor de planejamento, com foco no planejamento de transportes e por consequência da mobilidade.
Projeto e Cidade: Centralidades e Mobilidade Urbana Projeto e Cidade: Centralidades e Mobilidade Urbana Reviewed by Unknown on 06:31 Rating: 5

Um comentário:

  1. Thanks to author who wrote such an amazing content that make me bookmark this site. And you guys also check out a new article about Made in Bangladesh-RMG. Thanks!

    ResponderExcluir

Fórum de Mobilidade RMG. Tecnologia do Blogger.