ads do lado

Image and video hosting by TinyPic

Projeto e Cidade: Ensaios Acadêmicos

Projeto e cidade : ensaios acadêmicos / Erika Cristine Kneib, Organizadora. – Goiânia : Funape, 2013. 328 p. ISBN: 978-85-8083-097-2 
As diversas variáveis relacionadas ao espaço - urbano ou arquitetônico - e suas relações são demasiadamente complexas. A profissão de Arquiteto Urbanista e sua formação refletem essa complexidade, já que este profissional precisa estar apto a desenvolver desde objetos e móveis, com qualidade plástica e funcional; passando por espaços interiores e por edifícios; chegando às quadras, vias, bairros, cidades e regiões.
A responsabilidade é imensa e calcada na necessidade imperiosa de ajudar a projetar, implementar e qualificar, ou requalificar, os espaços, em meio às cotidianas e crescentes metamorfoses contemporâneas. Transformações que vão desde os materiais, hábitos, tecnologias, culturas, políticas, gestões, economias, ambientes e chegam, é claro, aos espaços. Estes que, por sua vez, refletem-se, obrigatoriamente, na qualidade de vida nas cidades, nos municípios, nas regiões e, por consequência, na qualidade de vida das pessoas.
Neste contexto, de modo a marcar um primeiro ciclo de cinco anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG, os trabalhos inseridos neste livro apresentam os Ensaios Acadêmicos começais, desenvolvidos no âmbito deste curso, tendo como autores os alunos de graduação e seus professores orientadores. Os trabalhos aqui apresentados conformam produtos das ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas ao longo deste primeiro ciclo com o objetivo de fortalecer estes três pilares da universidade. Tal es- forço conjunto dos docentes e discentes busca ainda revelar a importância da pesquisa e da ciência na formação acadêmica já no nível da graduação, intentando fomentar a iniciação científica, e estimular a continuidade das pesquisas em nível de pós-graduação.
Para tanto, o livro permeia e procura integrar quatro temáticas, basilares para a discussão inicial do tema Projeto e Cidade:
A CIDADE, que contempla o desafio da questão urbana em suas distintas dimensões, sendo abordada a intervenção na paisagem urbana e as diversas variáveis e elementos relacionados; a requalificação de áreas urbanas e suas relações. No âmbito desta temática, o grande desafio contemporâneo da mobilidade urbana é analisado a partir da experiência de um programa de extensão desenvolvido na Universidade; complementado por um estudo que relaciona a acessibilidade aos espaços da cidade e sua relação com os direitos humanos; 
O PROJETO, cujas abordagens focam a qualidade do espaço. Este é abordado no âmbito das diversas reflexões que o arquiteto necessita realizar para conceber atributos espaciais qualitativos em seus projetos. De modo que analisam-se aspectos do espaço, com questões voltadas à necessidades especiais, à inclusão, às formas de experimentação do espaço, ou ainda à sua multifuncionalidade. Em complemento, o objeto arquitetônico é analisado dicotomicamente, entre sua síntese e sua complexidade;
A HISTÓRIA, que procura fornecer elementos para compreender a importância do objeto arquitetônico enquanto inserção histórica, considerando-se os sentidos, o vernáculo e o popular, a memória, a caracterização dos espaços e o debate na mídia, para construção de uma identidade de cidade e de cultura arquitetônica; 
E, por fim, A CRIATIVIDADE, com destaque para a importância do processo criativo na formação do Arquiteto Urbanista, seja no sentido da originalidade, da capacidade de criar coisas novas, do espírito inventivo ou da tão aclamada inovação. 
Destarte, almeja-se que esta publicação contribua para, além de marcar o primeiro ciclo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG, revelar o grande esforço dos docentes, discentes, coordenadores, diretores, técnicos e demais pessoas que contribuíram para a implantação, desenvolvimento e consolidação deste curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG. 

Projeto e Cidade: Ensaios Acadêmicos Projeto e Cidade: Ensaios Acadêmicos Reviewed by Unknown on 06:44 Rating: 5

Nenhum comentário:

Fórum de Mobilidade RMG. Tecnologia do Blogger.