ads do lado

Image and video hosting by TinyPic

Projeto e Cidade: Mobilidade e Acessibilidade em Goiânia

Kneib, Érika Cristine. Projeto e cidade : mobilidade e acessibilidade em goiânia / Érika Cristine Kneib (Org.). -- Goiânia : Editora UFG, 2016. 432 p. SBN 978-85-495-0022-9 
Sobre esta obra, se trata de um material tão plural e diversificado quanto a própria abordagem da mobilidade urbana e da acessibilidade. Diversidade esta possível a partir da somatória do conhecimento de pesquisadores de diversas áreas, com experiências teóricas e pragmáticas distintas, em suas diversas instituições. Busca-se, a partir de cinco grandes temas, trazer para Goiânia e áreas relacionadas com a Capital desde resultados de pesquisas que investigam como a cidade se estrutura e como tal estrutura impacta a mobilidade urbana; passando por transformações em determinadas regiões da cidade ou provocadas por empreendimentos específicos; discussões sobre a necessidade de se perceber a cidade, enquanto um caminhante e olhador da cidade, ou mesmo a necessidade de se refletir sobre o conceito de urbanidade e de se compartilhar o conhecimento produzido sobre mobilidade urbana. A importância do transporte coletivo para a mobilidade urbana é notória, mas como aconteceram suas alterações em um passado recente em Goiânia? Quais são as perspectivas futuras? Existem mecanismos de financiamento possíveis? E, por fim, investiga-se a importância da mobilidade e acessibilidade no âmbito intermunicipal, que extrapola os limites da região metropolitana de Goiânia.
As investigações e reflexões deste livro foram abordadas em cinco eixos: i) Estrutura espacial e mobilidade; ii) Transformações urbanas e polos gera- dores; iii) Urbanidade, caminhantes, socialização do conhecimento; iv) Transporte público coletivo; v) Mobilidade e acessibilidade no âmbito regional.
Tais eixos corroboram a importância de se tratar a mobilidade e acessibilidade como temas multidisciplinares e conectados, que envolvem questões práticas e técnicas, mas que é desejável que estas sejam pautadas por aspectos teóricos e científicos; e que haja uma abordagem complementar e integrada, nas diversas escalas de análise desejadas e necessárias. Em uma simplificação, é possível descrever que a mobilidade urbana se refere à capacidade de deslocamento das pessoas; enquanto acessibilidade está relacionada à facilidade de alcançar o local, o espaço. Ou seja, ambas estão profundamente relacionadas. 

Projeto e Cidade: Mobilidade e Acessibilidade em Goiânia Projeto e Cidade: Mobilidade e Acessibilidade em Goiânia Reviewed by Unknown on 06:33 Rating: 5

Nenhum comentário:

Fórum de Mobilidade RMG. Tecnologia do Blogger.