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Boletim nº015 - BRT EM GOIÂNIA, PROPOSTA DO BRT NORTE-SUL PARA GOIÂNIA, DISCUTIDA NA REUNIÃO DO FÓRUM DE MOBILIDADE DO DIA 6 DE AGOSTO DE 2015

BRT EM GOIÂNIA
PROPOSTA DO BRT NORTE-SUL PARA GOIÂNIA, DISCUTIDA NA REUNIÃO DO FÓRUM DE MOBILIDADE DO DIA 6 DE AGOSTO DE 2015


O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de alta capacidade de transporte de passageiros realizado através de ônibus. Este sistema contribui para que a cidade possua uma mobilidade urbana rápida, confortável, segura, eficiente e acessível através de uma infraestrutura segregada de outros veículos, operação rápida e frequente, marketing e serviços aos usuários e ônibus articulados, com alta capacidade de transporte (BRTBrasil, 2015a).

Devido ao baixo custo e curto prazo de implantação, rápido retorno do capital investido, redução do impacto ambiental, retorno social e facilidade de inserção no meio urbano, o BRT se tornou rapidamente um importante aliado na melhoria da mobilidade e na redução da emissão de poluentes nas cidades.

Duas características muito importantes do BRT consistem no seu custo de implantação e operação e sua capacidade de transporte. O custo de operação pode equiparar-se ao de ônibus comuns, devido aos veículos serem de alta capacidade e não operarem em vias compartilhadas. A implantação é mais rápida e muito mais barata do que os meios de transporte de capacidade similares como o metrô e o VLT (veículo leve sobre trilhos). E sua capacidade atende a demandas de 3 mil a 45 mil passageiros por hora-sentido (BRTBrasil, 2015b).

O BRT Norte-Sul que será implantado ao longo da Avenida Goiás conforma um eixo norte e sul na Capital goiana, como seu nome descreve, e integra-se aos corredores preferenciais e ao projeto do VLT, apresentado no Boletim 003. Está previsto no Plano Diretor Setorial de Transporte Coletivo Urbano de Goiânia e tem o objetivo de complementar a rede de transporte público coletivo em Goiânia.

O eixo Norte-Sul vai estruturar e interligar 9 locais de integração com outras linhas do transporte não atendidas pelo eixo existente, “contribuindo para a difusão da demanda e acessibilidade em Goiânia e nos municípios do entorno”, segundo relato do Engenheiro Benjamin Kennedy, da CMTC.

O novo eixo terá uma extensão de 21,80 km, e localiza-se entre o Terminal Cruzeiro do Sul e o Terminal Recanto do Bosque. O projeto prevê a construção de 39 estações de embarque e desembarque, 6 Terminais de Integração, 3 obras de arte (trincheiras), a requalificação do sistema viário para o tráfego geral e das calçadas e passeios públicos ao longo do corredor.

“A concepção geométrica do Eixo contempla uma faixa exclusiva para o transporte coletivo de passageiros, no centro da via, segregada fisicamente do sistema viário local por canteiros separadores”, segundo Kennedy. Para maior rapidez do transporte nos pontos onde há estações de embarque e desembarque, a via do BRT terá mais uma faixa por sentido de fluxo, o que permitirá a ultrapassagem.

O sistema atenderá a uma demanda diária de aproximadamente 112 mil passageiros, com um carregamento da ordem de 8.000 passageiros/hora/sentido. Sua conclusão está prevista para maio de 2017.

Referências: 
Apresentação do Engenheiro Benjamin Kennedy, da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos - CMTC, sobre o BRT de Goiânia, em Reunião do Fórum de Mobilidade no dia 06 de agosto de 2015.
BRTBRASIL (2015a). O que é BRT? Disponível em: <http://www.brtbrasil.org.br/index.php/brt/oquebrt#.Vd9YPPZVikp> Acessado em: agosto de 2015.
BRTBRASIL (2015b). Vantagens operacionais. Disponível em: <http://www.brtbrasil.org.br/index.php/brt/operacionais#.Vd-E8PZVikq> Acessado em: agosto de 2015.



Link para baixar em PDF: Boletim 015

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