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Boletim Opinião nº001 - A MOBILIDADE URBANA E O EXEMPLO DE BARCELONA, ERIKA CRISTINE KNEIB

A MOBILIDADE URBANA E O EXEMPLO DE BARCELONA
ERIKA CRISTINE KNEIB


Sempre que se fala em planejamento urbano, mobilidade urbana e qualidade de vida, algumas cidades europeias têm um grande destaque. Mesmo com milênios de idade, tais cidades conseguiram evoluir muito. Dentro de vários exemplos de cidades europeias com boa qualidade de vida, destaca-se aqui o exemplo de Barcelona, cidade espanhola, objetivando-se destacar algumas práticas que podem ser adotadas em cidades brasileiras. Os dados que seguem são baseados em um estudo da Universidade Politécnica da Catalunha.

A Região Metropolitana de Barcelona - RMB, é composta por 5 milhões de habitantes. Apenas a cidade de Barcelona abrange 1,6 milhões.

Na RMB, cerca de 50% da população se desloca a pé ou por bicicleta; 30% por transporte coletivo e 20% por veículos motorizados individuais.

No aspecto Gestão, existe uma Autoridade Metropolitana, com o objetivo de responder a uma necessidade social crescente de melhoria do transporte público e redução dos congestionamentos, a partir de uma ótica institucional coordenada e integrada, que gerencia os planos e sistemas de transporte e mobilidade. Na RMB existe o Plano Diretor de Mobilidade e um Plano Diretor de Infraestrutura associado, que deve colocar em prática as diretrizes planejadas.

No item Transporte Coletivo, cerca de 44% dos usuários o consideram mais rápido, mais barato ou mais cômodo do que utilizar o carro. A demanda do sistema, com seus diversos modos e tecnologias, vem subindo desde 2009, e sua tarifa é subsidiada em 60%. Ou seja, em Barcelona, o usuário do serviço paga uma tarifa equivalente a apenas 40% do custo do serviço. É uma maneira de viabilizar qualidade e uma tarifa acessível ao usuário.

No quesito Utilização do Automóvel, seu uso é controlado a partir de medidas de cobrança por seu uso e estacionamento (cujos recursos angariados são revertidos para a melhoria da infraestrutura do transporte coletivo e não motorizado).

No item Bicicletas, a cidade é dotada de toda uma infraestrutura que privilegia e valoriza seu uso. Para se ter uma ideia, estudo mostram que numa escala de 0 a 10, a segurança do modo bicicleta obteve nota maior do que a segurança associada a deslocar-se de carro. Ainda existem as bicicletas públicas para aluguel, o sistema denominado Bicing.

Sobre os Pedestres, talvez este seja o diferencial de Barcelona sobre algumas outras cidades europeias: Barcelona é pensada para o pedestre! E isso é realmente observado nas ruas da cidade, como política efetiva de qualificação e requalificação urbana de espaços antigos ou contemporâneos. E, na escala anteriormente citada, a segurança em se andar a pé obteve nota 8,2; enquanto andar de carro obteve a nota 7,5.

O quesito Planejamento da Cidade corrobora o relato anterior, de cidades para pedestres, ou para pessoas: os espaços são pensados para as pessoas caminharem , viverem, contemplarem e se deslocarem, gerando uma diversidade de formas, cores e elementos, planejados desde a escala “micro”.

Tais relatos e reflexões corroboram que o planejamento urbano, a mobilidade, a gestão urbana e a própria vivência da cidade são processos que devem ser pensados articulados, de forma dinâmica. Em suma, o exemplo de Barcelona foi aqui descrito não para ser copiado ou adotado na íntegra (afinal, em Barcelona também existem problemas) e sim para provocar uma reflexão, afirmando-se que existem maneiras de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida nas cidades brasileiras. Precisamos é iniciar o processo.

Autor:
Erika Cristine Kneib é Arquiteta e Urbanista, Doutora em Transportes, Professora, Pesquisadora da UFG e Coordenadora do Projeto de Extensão Fórum de Mobilidade Urbana.


Link para baixar em PDF: Boletim Opinião 001
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