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Boletim nº003 - Transporte Público de Goiânia, Sistemas Existentes e Projetados

TRANSPORTE PÚBLICO DE GOIÂNIA
SISTEMAS EXISTENTES E PROJETADOS


Goiânia, capital de Goiás, possui uma população de cerca de 1.412.000 habitantes. Se inserida em sua região metropolitana, a população atinge de 2.260.000 habitantes (IBGE, 2011). Tais valores refletem-se diretamente no crescimento do número de deslocamentos na região, demandando um sistema de transportes eficiente, capaz de proporcionar às pessoas a realização dos deslocamentos, e com qualidade.
Goiânia conta com dois sistemas de transporte de destaque: o sistema que atende ao Eixo Anhanguera e o sistema da RMTC, que opera com ônibus convencionais. Além destes, estão previstos um Veículo Leve sobre Trilhos -VLT para substituir os ônibus no Eixo Anhanguera e um sistema Bus Rapid Transit - BRT para operar no Eixo Norte-Sul da capital.

Sistema da RMTC: Goiânia conta com um sistema de transporte público coletivo por ônibus que passou por um processo de reestruturação em 2008. Foi organizado em uma rede de serviços denominada Rede Metropolitana de Transportes Coletivos – RMTC. A RMTC abrange, na forma da lei de sua instituição, o município de Goiânia e mais 17 municípios que formam o seu entorno e encontra-se em fase de aperfeiçoamento e evolução. A RMTC é formada por 268 linhas de ônibus, com um modelo de ampla integração físico-tarifária entre elas, estruturada através de 19 terminais de integração (RMTC Goiânia, 2015). O serviço é operado por concessionárias privadas organizadas por meio de um Consórcio Metropolitano.

Eixo Anhanguera: é o principal eixo de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia - RMG, com característica estrutural, interligando 5 (cinco) terminais de integração; opera ao longo da Av. Anhanguera em pista exclusiva, em 13 km de extensão. 
Hoje o serviço é feito com base em ônibus articulados e bi-articulados, similar a um BRT. Existe um projeto para substituição deste sistema pela tecnologia férrea, com base no VLT. Este sistema é operado por uma empresa estatal, a Metrobus.

BRT Norte – Sul: Segundo a NTU (2011), objetivo da construção do sistema BRT em Goiânia é a concepção de eixos de transportes que estejam integrados à rede existente. A concepção do sistema prevê a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo por ônibus e a substituição da frota atual por veículos de maior capacidade, de modo a atender de forma adequada a demanda de passageiros que irá utilizar esses corredores.

Segundo Kneib (2013) Goiânia possui um Plano de Integração (ver Figura 1) que procura consolidar a articulação entre três projetos basilares para a melhoria do transporte coletivo na RMG: o VLT, o BRT Norte- Sul e os corredores preferenciais, cuja proposta para integração foi apresentada e discutida em reunião ordinária deste Fórum de Mobilidade em 2011.

Corredores Preferenciais – BRS: os projetos de BRS (Bus Rapid Service) para Goiânia têm por objetivo melhorar o transporte coletivo por ônibus, o que permitirá maior velocidade operacional, diminuição dos atrasos e melhora da qualidade do serviço, acompanhados da melhoria das calçadas que margeiam os corredores, dos pontos de embarque e desembarque e dos terminais. Para que o corredor seja eficiente, mister fazem-se todos os elementos necessários ao seu funcionamento, de forma integrada, como o espaço preferencial na via, sinalização, fiscalização eletrônica, requalificação dos passeios e pontos de parada, dentre outros aspectos, totalizando uma rede de 102 km de corredores. 

Ao se fazer uma análise entre os três projetos, ressalta-se que o VLT e BRT são projetos estruturais, com áreas de influência específicas, enquanto o projeto dos 102 km de BRS existente tem um grande potencial em melhorar a mobilidade das pessoas na cidade, ao favorecer a consolidação de uma malha viária capaz de proporcionar deslocamentos com mais qualidade por uma área mais abrangente do município, e entre a capital e os demais.

Referências: RMTC (2015) Informações técnicas sobre o sistema de transportes da Região Metropolitana de Goiânia. Disponível em <www.rmtcgoiania.com.br> Acesso em março de 2015. 
NTU (2011) Estudos de BRT no Brasil. Caderno Técnico. Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano – NTU. Rio de Janeiro. 
KNEIB, E. C. (2013) Fórum de Mobilidade Urbana: relatos de uma experiência na Região Metropolitana de Goiânia. Revista dos Transportes Públicos, v. 133, p. 47-62,2013. 
CMTC (2014) Programa metropolitano de transporte coletivo. Relatório técnico. Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos - CMTC. Goiânia.


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